
O clima junino já começou! Os grupos culturais, como o Cacuriá da Basson já estão a todo vapor desde o fim do Carnaval, se preparando para as festas juninas. Em 2025, o Cacuriá da Basson celebra 31 anos de história, dança e dedicação à cultura maranhense.
Sempre fiel às raízes, o grupo representa, em seus figurinos e movimentos, a Festa do Divino Espírito Santo, origem do cacuriá, manifestação nascida da dança das caixeiras ao som do carimbó.
O Cacuriá da Basson nasceu no dia 5 de abril de 1994 como uma brincadeira entre amigos, idealizada por Euniomar Inácio Souza (Nicó) e Wallace, na Igreja São Vicente de Paulo, no bairro Monte Castelo, em São Luís.
A primeira apresentação aconteceu em frente à igreja. Com a mudança de padre, Euniomar levou o grupo para a Rua Basson, no bairro Apeadouro, e foi em homenagem a essa rua que o grupo ganhou seu nome.
Com o tempo, Euniomar se mudou para Paço do Lumiar e deixou a direção nas mãos da irmã, Paula Rosa, que manteve viva a tradição e fortaleceu ainda mais a identidade do grupo.
Mais informações na reportagem de Thiago Cura, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.