Nanossatélite da UFMA vai ajudar no salvamento de embarcações em situações de emergência

Nanossatélite da UFMA vai ajudar no salvamento de embarcações em situações de emergência
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

Um nanossatélite desenvolvido por alunos e professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) está prestes a ser lançado. No dia 15 de janeiro de 2025, o nanossatélite Aldebaran-I passou pelo último teste ambiental no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos-SP. O cubesat padrão 1U, criado no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (Labesse) da UFMA, tem como missão principal servir de prova de conceito para localização e salvamento de pequenas embarcações em situações de emergência no mar.

Com os testes concluídos, o nanossatélite foi entregue à startup All to Space, de Brasília-DF, responsável pelo transporte para a Índia. A NewSpace India Limited (NSIL) fará a integração do satélite com o foguete PSLV no Centro Espacial da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), com previsão de lançamento para março de 2025.

Mais informações na reportagem de Raquel Alvares, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.

 

 

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado