Maranhão prorroga vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos

Maranhão prorroga vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos
Foto: Freepik.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão anunciou a continuidade da estratégia de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para o público de 15 a 19 anos. A medida, estabelecida pelo Ministério da Saúde, segue em vigor até o primeiro semestre de 2026. O foco é a atualização vacinal de adolescentes e jovens que não receberam as doses na idade recomendada.

Público-alvo e esquema vacinal

A campanha busca atingir meninos e meninas que não foram imunizados na faixa etária prioritária, que compreende os 9 aos 14 anos. Além deste grupo, a vacina permanece disponível para:

  • Pessoas imunocomprometidas: Indivíduos de 15 a 45 anos (vivendo com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados).
  • Usuários de PrEP: Pessoas que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV.
  • Esquema: Para esses grupos específicos, a imunização é realizada em três doses.

Prevenção e Impacto na Saúde Pública

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) relacionada ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, ânus, boca e orofaringe. Segundo a SES, a ampliação do acesso visa reduzir a circulação do vírus e a incidência de novas infecções a longo prazo.

Dados da Imunização no Maranhão (2025)

Em 2025, o estado registrou os seguintes números de cobertura:

  • 9 a 14 anos: 480.710 vacinados (Meta: 693.175).
  • 15 a 19 anos: 203.533 vacinados.
  • Imunocomprometidos/PrEP: 261.169 doses aplicadas.

Onde se vacinar

Na Grande Ilha, a SES reforça a oferta de vacinas nas Policlínicas do Vinhais e da Cidade Operária, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h; e nos Hospitais Aquiles Lisboa, Dr. Genésio Rêgo e Vila Luizão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em todo o estado, a vacina está disponível nas salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 217 municípios maranhenses, sendo necessária a apresentação da carteira de vacinação e de documento de identificação com foto.

Compartilhe
Conteudo Relacionado