A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) retirou 25 ônibus com mais de 10 anos de circulação do sistema de transporte urbano da capital.
A intervenção consiste numa ação em favor dos passageiros do transporte público, visto que, com a retirada dos veículos, novos ônibus estão sendo inseridos para substituir aqueles que estão fora do padrão, mantendo o atendimento regular do serviço prestado à população.
O secretário da SMTT, Canindé Barros explicou que o cronograma de retirada vem ocorrendo de forma gradativa para não afetar os usuários das linhas atingidas. As retirada e substituições ocorrem sempre que chegam ônibus novos de outras concessionárias. “Estamos retirando os ônibus, conforme os outros consórcios possam suprir as necessidades de substituir os ônibus que estão sendo retirados por estarem com mais de 10 anos de uso”, esclareceu Canindé Barros sobre o processo de intervenção.
Nessa última intervenção, por exemplo, em substituição aos ônibus aos 25 ônibus retirados, foram inseridos cinco ônibus novos nas linhas dos bairros Angelim e nove ônibus novos na linha Circular São Francisco (14 ao todo); os outros 11 ônibus retirados por vencimento de prazo foram substituídos: dois na linha Cidade Operária-Recanto dos Pássaros e nove na linha Circular 02 que atende a região do bairro do Anil.
Segundo a licitação, todos os ônibus que completam 10 anos de uso têm de sair do sistema de transporte municipal. Essa ação de retirada é feita de forma automática, através do Centro de Controle de Operações (CCO), setor que além de operar nas ações diárias de trânsito da SMTT, realiza o controle e fiscalização das atividades das linhas e rotas de ônibus da capital.
Com informações SMTT