A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou o aumento da capacidade de atendimento da rede estadual oncológica, a partir de agosto, em cerca de 600 pessoas por ano. O aumento se deve à implementação do Bunker de Radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão, com o equipamento Acelerador Linear.
A Ordem de Serviço para a conclusão da obra foi assinada, na segunda-feira (27), pelo governador Carlos Brandão, pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e pela representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão, Claudia Costa Silva.
Executada e financiada pelo Ministério da Saúde, a obra integra as ações do Plano de Expansão de Radioterapia do SUS. O valor de custeio, ou seja, de manutenção dos serviços, ficará por conta do governo do Estado.
A obra está localizada em um anexo do Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira. O espaço vai ofertar os serviços de radioterapia e braquiterapia (procedimento radioterápico indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer, como de próstata ou mama).
Rede Estadual
Atualmente, as unidades de referência na gestão estadual para tratamento oncológico são o Hospital de Câncer do Maranhão, em São Luís; Hospital Everaldo Aragão, na cidade de Caxias; Hospital São Rafael e Oncoradium Radioterapia, que atendem os pacientes do SUS através de contrato firmado pelo governo do Estado, na cidade de Imperatriz.
Uma das conquistas mais recentes dessa rede foi zerar completamente a fila de espera dos pacientes do SUS para radioterapia no Maranhão, através de um contrato com o Hospital São Domingos.
Além disso, em parceria com a Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, o governo expandiu o setor de Radioterapia da unidade, que agora conta com dois novos aceleradores lineares.
Com informações da SES.