Julho é o mês de conscientização sobre miomas uterinos

Julho Roxo: mês dedicado à conscientização sobre o câncer de bexiga
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

O mês de julho é dedicado à conscientização sobre miomas uterinos, uma iniciativa essencial para ampliar o acesso a informações confiáveis e relevantes sobre a doença. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pacientes que convivem com essa condição.

Entre 2018 e 2024, o Brasil registrou 618.032 internações por mioma uterino, segundo análise com base nos dados do DATASUS. A maioria dos casos — 578.625 — envolveu mulheres entre 30 e 59 anos, faixa etária mais impactada pela doença.

No Maranhão, é de aproximadamente 20-25%. Miomas são tumores benignos comuns, afetando cerca de 50-60% das mulheres com mais de 30 anos e 20-40% das mulheres em idade reprodutiva.

O mioma, tumor benigno do útero, pode causar dores intensas, sangramentos e até infertilidade, levando muitas mulheres à necessidade de internação.

Existem muitos mitos sobre miomas, como a associação com câncer ou a crença de que impossibilita a gravidez. O diagnóstico precoce e o tratamento rápido são essenciais para um bom desfecho.

Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela e Naassom Saldanha, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade | RECORD.

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado