Entre as ações da campanha Março Lilás no Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a realização de exames preventivos contra o câncer do colo de útero. A programação foi elaborada com o objetivo de sensibilizar o público feminino para a importância da prevenção contra a doença.
A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, destaca que a ação é importante para alertar as mulheres. “Precisamos incentivar as mulheres a buscarem os serviços de saúde para a prevenção. Com ações como os mutirões, conseguimos alcançar muitas delas e, assim, fortalecer a cultura do autocuidado e da prevenção. A campanha Março Lilás é importante por mobilizar muitas pessoas e colocar a temática da prevenção ao câncer de colo de útero em destaque”, ressalta.
O preventivo é realizado em mulheres que já iniciaram a vida sexual e tem objetivo de detectar os primeiros sinais de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou demais infecções sexualmente transmissíveis que acometem os órgãos genitais feminino, prevenindo a evolução ou complicações. No Hospital Aquiles Lisboa, a ação acontece nos dias 11, 18 e 25, das 8h às 17h. A ação vai beneficiar diretamente cerca de 100 mulheres de bairros adjacentes.
No Hospital de Câncer, a ação será realizada no dia 25 de março, também das 8h às 17h, e será voltado principalmente para acompanhantes e funcionárias da unidade. “É importante incentivar as mulheres a buscarem os serviços de saúde e fazerem o preventivo. Nossas ações incluem também palestras e rodas de conversa a fim de ampliar o alcance das informações, especialmente nas escolas, onde ainda há um preconceito muito grande das famílias em relação à vacinação contra o HPV”, disse a diretora do Hospital de Câncer, Ana Flávia Lustosa.
Mais ações
Além da ação, acontecem no Hospital de Câncer, até o dia 31 de março, palestras e rodas de conversa sobre a prevenção ao câncer de colo de útero. As atividades acontecem nos dois turnos e serão voltadas para pacientes e acompanhantes, intensificando as ações de prevenção.
Com informações do Governo do Maranhão.