
SÃO LUÍS, MA – Uma espécie ameaçada de extinção, conhecida como gato-maracajá, ou maracajá-verdadeiro, nome científico “Leopardus pardalis", foi encontrado morto, na manhã de terça-feira (8), com características de atropelamento, no acesso da BR-135, no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís.
O local fica próximo à entrada do Terminal Portuário da Ponta da Espera. O animal era macho. A espécie, está na lista vermelha de animais ameaçados de extinção no Brasil, na categoria vulnerável, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio).
Além disso, o gato-maracajá é classificado mundialmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como espécie “quase ameaçada”. Segundo o Instituto Pró-Carnívoros, as principais causas da extinção do animal são a perda e fragmentação de ambientes florestais.
Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.