A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) encerrou a operação voluntária de busca e resgate de vítimas do desastre em Petrópolis, cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (4), pelo comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, que destacou o retorno dos militares ao Maranhão, após 12 dias de trabalho nas operações de resgate.
“Após 12 dias de busca e resgate de vítimas do desastre na cidade de Petrópolis-RJ, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão retornou para o Maranhão com o dever cumprido após ter contribuído com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, no sentido de encontrar pessoas desaparecidas e devolver às famílias seus entes queridos para uma despedida”, informou o comandante da corporação em uma rede social.
Desde o dia 18 de fevereiro, o CBMMA enviou ao Rio de Janeiro uma equipe composta por sete militares especializados em busca e resgate em estruturas colapsadas.
Também integraram a equipe de salvamento maranhense, dois cães farejadores para auxiliar na operação de buscas às vítimas das chuvas na cidade. Os binômios (cão e militar adestrador) trabalharam juntamente com equipes de outros estados, concentrados onde havia maior chance de localização de vítimas sob os escombros.
De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, já chegou a 232 o número de mortos decorrentes da forte chuva registrada no dia 15 de fevereiro em Petrópolis. Ainda segundo autoridades do Rio de Janeiro, até o momento, 1.117 pessoas estão em abrigos.
Além dos bombeiros do Maranhão, a operação de resgate contou com o apoio de militares de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Ceará, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e do Distrito Federal.
Veja mais na reportagem abaixo: