Blitz alerta para assédio e violência contra a mulher neste carnaval em SL

mulher segura cartaz
Foto: Bruno Carvalho/Ag. Maranhão.

O Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) realizou na noite de sexta-feira (21) a primeira blitz SEMU no circuito oficial do Carnaval. A ação faz parte da campanha de combate ao assédio e violência contra a mulher, “Não toque. Respeite!”, promovida pela SEMU no período carnavalesco para conscientizar a população sobre as diversas formas de assédio e violações dos direitos das mulheres neste período.

A grande novidade este ano é que a campanha é totalmente acessível às mulheres com deficiência, elas contam com a descrição dos matérias através das ventarolas que já vêm com QR code, e direciona para o material acessível no site da Secretaria de Estado da Mulher. Além da equipe SEMU, participaram da ação a diretora da Casa da Mulher Brasileira (CMB), Susan Lucena e representando a Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás, a secretária adjunta da SEMU, Nayra Monteiro, ambas destacaram a importância da ação. “É importante levar informações para todo circuito carnavalesco, para que as mulheres não sejam submetidas a violência, infelizmente, são muitos casos de assédio e a Secretaria de Estado da Mulher, leva informação leva alegria, e faz com que  as mulheres se encorajem para poder denunciar”, destacou a diretora da CMB.

“Fizemos hoje os circuitos, Passarela do Samba e Madre Deus, justamente para que a gente possa estar levando a campanha contra o assédio às mulheres em geral, para todos os foliões, a gente vai estar em todos os circuitos, inclusive nos novos, para levar essa campanha e ressaltar, que  ‘Não é Não!’, então, que a gente possa realmente conscientizar todos os foliões, para a importância que é o combate ao assédio e a violência contra a mulher”, destacou Nayra Monteiro.

A blitz também leva informações sobre como identificar o assédio e efetuar denúncias em casos, de importunação sexual, violência de gênero, (LGBTfobia), violência contra a mulher com deficiência, e mulheres negras. A Blitz da campanha, “Não toque. Respeite!”, foi realizada na Passarela do Samba e circuito Madre Deus,  com distribuição de camisinhas, ventarolas e adesivos.

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado