
O Abril Marrom é uma campanha dedicada ao tema da cegueira. A iniciativa é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.
O ideal seria fazer acompanhamento oftalmológico desde a infância, para diagnosticar problemas desde a mais tenra idade, e próximo à terceira idade, já que, nessa fase, ocorre a degeneração de algumas estruturas oculares.
Alguns problemas, quando não tratados, levam à cegueira. Mas, quando diagnosticados a tempo por meio de exames apropriados, podem ser curados ou controlados.
Veja algumas das doenças comuns no Brasil que costumam causar cegueira evitável:
Catarata
É uma doença que afeta o cristalino, uma espécie de lente por trás da pupila, e que ajuda o olho a regular o foco e auxilia na coloração da visão. Com a catarata, a pessoa passa a ver tudo embaçado, acinzentado e desfocado, podendo chegar à cegueira. É resolvida com uma cirurgia.
Glaucoma
Outra doença que pode causar cegueira e se caracteriza por lesões no nervo óptico que comprometem a visão. Ela ocorre por causa da pressão intraocular mais elevada e que leva ao dano do nervo. Existem vários tipos de glaucoma e tratamento para eles.
Retinopatia diabética
Uma condição própria de quem tem diabetes e que se manifesta por pontos ou manchas escuras flutuando na visão.
Mais informações na reportagem de Artur Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.