
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deflagrou uma operação de grande porte com o objetivo de desarticular uma quadrilha interestadual especializada em fraudes no setor do agronegócio, cujos prejuízos já somam milhões de reais em todo o país.
A ação cumpriu mandados de prisão temporária e busca e apreensão em quatro Estados: Maranhão, Acre, Mato Grosso e Ceará. A operação se concentrou principalmente na cidade de Rio Branco (AC), onde seis pessoas foram presas, entre elas um casal, além de quatro suspeitos.
Segundo a investigação, o grupo atuava a partir de anúncios de venda de bovinos, soja e milho, clonando essas ofertas e se passando por intermediários. Em seguida, republicavam o anúncio como se fossem os verdadeiros vendedores, enganando tanto o comprador quanto o vendedor.
A vítima, geralmente o comprador, realizava a transferência bancária para uma conta indicada pelos supostos golpistas, que desapareciam com o valor logo após a transação, sem entregar o produto e deixando ambas as partes no prejuízo.
Coordenadas pelo delegado Renilto Ferreira, as investigações começaram em Miranda do Norte (MA) e revelaram que o grupo já movimentou dezenas de contas bancárias usadas nos golpes.
“Acreditamos que o montante envolvido ultrapassa milhões de reais. É fundamental que as pessoas desconfiem quando alguém se apresenta como intermediário pedindo para confirmar informações com a outra parte. Isso é um indício clássico de golpe, como os já conhecidos golpes do OLX”, alertou o delegado.
A Polícia Civil informou que os trabalhos prosseguem com o objetivo de cumprir outros mandados contra suspeitos foragidos e identificar novos integrantes da quadrilha.
A operação representa um importante passo no combate ao crime organizado no agronegócio e visa garantir mais segurança e confiança nas negociações do setor.
Com informações da PC-MA.
Mais informações na reportagem de Artur Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Cidade Alerta-MA, com Markos Martins, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 18h, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.