Em 2022, 733,33 kg de drogas foram apreendidas no Estado do Maranhão em ações realizadas somente pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC). Os dados fazem parte de um balanço parcial da Polícia Civil do Maranhão (PCMA) divulgado na quarta-feira (14).
Segundo a SENARC houve aumento de 172% nos casos de apreensões de drogas de janeiro a novembro de 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo a PCMA, no mesmo período de 2021, foram 269,6 kg de drogas retiradas de circulação. Além disso, os dados apontam que 41 armas de fogo foram apreendidas e 201 pessoas foram presas, algumas destas em flagrante e outras por cumprimento de mandados de prisão.
Os números são resultantes das ações diretas deflagradas pela Senarc, com apoio de seu serviço de inteligência e do Núcleo de Operações com Cães (NOC).
No dia 2 de junho, investigadores da polícia conseguiram prender no Aeroporto de São Luís, duas pessoas que seriam responsáveis pelo recebimento de uma carga de drogas que estava escondida no interior de livros. A droga partiu da cidade de Rio Branco, no Acre, com destino à capital maranhense. Na ação, os policiais da SENARC apreenderam 500 gramas de cocaína, 5 quilos de crack e mais de 7 quilos de maconha.
No mês de agosto, investigadores da SENARC conseguiram prender dois homens, dentre eles, um foragido do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, autuados em flagrante pelo crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas. No apartamento onde a dupla estava, no bairro do Angelim, os policiais apreenderam cerca de 12 tabletes de maconha.
Em uma ação realizada no dia 5 de setembro, policiais civis da SENARC e SEIC, conseguiram prender três pessoas no bairro do Araçagi, em São José de Ribamar, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e uso de documentos falsos. Na ocasião, os investigadores localizaram no interior de uma residência 38 tabletes e 22 pedaços menores de maconha.
Em Açailândia, no dia 28 de outubro, um trabalho integrado entre Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), o Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança (CISP), da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) e do Grupo de Pronto Emprego (GPE), resultou na apreensão de 60 quilos de crack que estavam escondidos no teto de um veículo que já tinha sido apreendido em uma ação anterior.
A polícia destaca que uma parte dessas ações que resultaram em apreensões de drogas e em prisões são frutos das denúncias registradas no Whatsapp Denúncia da SENARC, (98) 99163-4899, onde o cidadão pode enviar informações sem precisar se identificar.
Com informações da PCMA.