
Um projeto inovador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que resultou no desenvolvimento de um Veículo Operado Remotamente (ROV) para monitorar a qualidade da água do Rio Pericumã, em Pinheiro, na Baixada Maranhense, ganhou destaque no segundo episódio da série de reportagens “OPEN LABS: O FUTURO DA INOVAÇÃO”, exibida no Jornal da Cidade, da TV Cidade | RECORD, na segunda-feira (15). A iniciativa foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do senador Roberto Rocha.
O ROV, construído em um dos laboratórios da UFMA, visa criar um banco de dados inédito sobre o Rio Pericumã, começando pela coleta de informações de pH e temperatura da água.
Pesquisa e Inovação Impulsionadas por Recursos Federais
A ideia do projeto surgiu do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Flávia Costa, pesquisadora, natural de Pinheiro, que identificou a carência de um sistema de monitoramento para o rio que banha sua cidade.
"A gente percebeu que não existia um banco de dados de monitoramento da qualidade da água do Rio Pericumã. Então, a gente pensou inicialmente em fazer um banco de dados. Com isso, veio a ideia de fazer um ROV, que é um veículo operado remotamente, para facilitar o monitoramento dessa temperatura e o pH do Rio", explicou a pesquisadora.
Mais informações na reportagem de Artur Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
O desenvolvimento do protótipo ocorreu no BITES, o Núcleo Multidisciplinar de Bioeconomia, Ambiente, Inovação, Inteligência, Educação e Saúde da UFMA, um espaço que tem se consolidado como polo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Maranhão.
A construção do laboratório e a aquisição de equipamentos de ponta que possibilitaram o projeto, como impressoras 3D e ferramentas para o desenvolvimento do ROV de baixo custo, foram resultado direto de investimento do senador Roberto Rocha, por meio de uma emenda parlamentar, direcionada para a área de pesquisa da universidade.
"Eu já coloco há muito tempo muitos recursos para a Universidade Federal do Maranhão... e em particular para a Universidade Federal, que tem muitos cursos da área técnica e científica, nós decidimos colocar recursos para pesquisa, não mais para obras, de infraestrutura da Universidade, pesquisa.", afirmou Roberto Rocha.
Plataforma de Acesso e Agendamento
Além do veículo subaquático, a estrutura de pesquisa possibilitou a criação do ArtVault, uma plataforma digital que funciona como repositório aberto para a comunidade acadêmica. O ArtVault permite a inserção e o download de artigos, TCCs e material didático. A plataforma também oferece um sistema de agendamento para que estudantes e pesquisadores possam reservar e utilizar espaços e equipamentos do laboratório.
O projeto do ROV e o ArtVault são exemplos de como a conjugação de recursos de emendas parlamentares com a pesquisa científica nas instituições federais pode gerar soluções tecnológicas aplicáveis a desafios locais, como o monitoramento ambiental no Maranhão.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.