O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ingressou com uma ação civil pública contra a Prefeitura de São Luís e o Sindicato das Empresas de Transportes (SET). Segundo o relatório da Controladoria Geral do Município, a ação ocorre em meio a um cenário de greves frequentes e falta de atualização dos subsídios governamentais
Dentre as solicitações, o MP pede a renovação da frota com a retirada de veículos com mais de 10 anos e a inclusão de 100 novos ônibus em seis meses. O objetivo é evitar o colapso total do sistema e garantir o direito de locomoção da população.
Confira os detalhes na reportagem completa de João Sales, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
A promotora Lítia Cavalcante conduziu uma reunião estratégica com representantes da Prefeitura de São Luís, sindicatos das empresas (SET) e dos rodoviários. O encontro focou na continuidade da paralisação dos ônibus, que persiste mesmo após a decisão judicial de reajuste salarial de 5,5% para a categoria.
O cenário atual é marcado por trocas de acusações entre as entidades patronais e os trabalhadores sobre o impedimento da circulação da frota. Enquanto o SET alega que funcionários insatisfeitos bloqueiam o serviço, as empresas admitem atrasos salariais decorrentes da falta de repasses de subsídios por parte da gestão municipal.
Para resolver o conflito, o Ministério Público ingressou com uma ação civil pública solicitando o reajuste do subsídio da tarifa para R$ 2,15 por passageiro. Os empresários se comprometeram a não descontar o dia de paralisação, mas alertam que, caso os pagamentos não sejam regularizados até terça-feira (10), a frota voltará a ser retida.
Confira os detalhes na reportagem completa de Artur Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida: as principais notícias do dia no Maranhão em um só lugar. Acompanhe de segunda a sexta, a partir das 19h20, na tela da TV Cidade | RECORD.
Assista à programação da TV Cidade ao vivo pelo nosso canal oficial no YouTube. Acompanhe as principais notícias do Maranhão em tempo real! Para conteúdo exclusivo e os bastidores da nossa equipe, siga @tvcidade.ma no Instagram.
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem? Envie agora para o WhatsApp da TV Cidade: (98) 99135-5324.