Maranhão registra tremor de terra de magnitude 4.0; epicentro próximo a Caxias

Maranhão registra tremor de terra de magnitude 4.0; epicentro próximo a Caxias
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

Um tremor de terra atípico assustou os moradores de São João do Soter e da região leste do Maranhão na noite de quinta-feira (13). O evento sísmico, considerado inédito por muitos na área, foi sentido por volta das 22h07.

O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou o registro do abalo sísmico, que alcançou magnitude 4.0 na escala Richter. O tremor principal foi seguido por pelo menos três outros de menor intensidade. Os abalos também foram detectados por um sismógrafo no município de Estreito, no Maranhão.

Segundo Caco Graça, Supervisor de Emergências Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), o epicentro do registro ocorreu em uma área localizada entre os municípios de Caxias (MA), Matões (MA) e Teresina (PI). O especialista explicou que a região se encontra na Bacia do Rio Parnaíba, uma área de base sedimentar.

"Acomodação de rochas em sub superfície pode ter provocado esse tipo de evento. Seguido a esse evento de 4.0, tiveram outros eventos de menor magnitude, o que configura a cessação do evento," afirmou Graça.

A população, não acostumada com eventos sísmicos, relatou momentos de susto. Moradores de São João do Soter descreveram terem sentido a cama e janelas tremendo fortemente. O registro do tremor foi capturado por câmeras de segurança na região, mostrando o momento do abalo.

Imediatamente após a detecção, a Sema, através do Centro de Prevenção de Desastres Ambientais, registrou e comunicou o ocorrido ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil estadual. A medida visa garantir o apoio e as ações necessárias para monitorar possíveis danos ou impactos à população.

Até o momento, não há relatos oficiais de vítimas ou danos estruturais significativos causados pelo tremor de terra.

Precedentes no Maranhão

Apesar de raros, o Maranhão já registrou outros eventos sísmicos no passado. O LabSis da UFRN relembrou que, em 2017, o estado já havia registrado um tremor de magnitude 4.3, também sem causar danos.

Mais informações na reportagem de Artur Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.

 

 

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado