O Governo do Estado do Maranhão está realizando uma mapeamento nas áreas de risco, em São Luís. Entre as ações realizadas, estão trabalhos socioeducativos, que contribuam para a conscientização das pessoas no que diz respeito, principalmente, à prática correta do descarte de lixo.
Em São Luís, mais de 70 pontos são mapeados como áreas de risco. De acordo com A Defesa Civil do Maranhão, os bairros Coroadinho e Sacavém tem maior risco de alagamento. Durante o período chuvoso, ações de combate às consequências das fortes chuvas são realizadas toda semana.
Mais informações na reportagem de Lorena Cavalcante:
O Centro Histórico também é um local considerado com alto risco de desabamentos. Ainda segundo a Defesa Civil, 261 casarões com estruturas críticas estão sendo monitorados. A intervenção nos pontos ainda é difícil, pois cerca de 240 são imóveis privados.
Áreas como o Lagoa da Jansen, Maiobinha, Mercado Central, Riacho Verde e Jardim Tropical estão recebendo limpeza de córregos e bueiros para evitar alagamentos, pontos que já sofreram inundações em outros anos. São Luís foi reconhecida pelo Governo Federal como região em situação de emergência.
No interior do Estado, moradores de municípios como Imperatriz e Trizidela do Vale são monitorados em pontos com grande problemas de inundações.