Com o objetivo de mostrar ao público interessado em cartografia, informações e dados climatológicos do Maranhão, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE) apresentam o Boletim Climático. A publicação foi lançada nesta sexta-feira (13) e aborda semestralmente o balanço cartografado de toda a dinâmica dos sistemas que formam o clima e o tempo no estado maranhense, realizado em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
A partir desse projeto, foram produzidas informações mais sólidas sobre a dinâmica climática e seus impactos diretamente nas atividades produtivas humanas. “O boletim destaca a importância de fazer planejamentos de safra para o próximo período chuvoso, identifica quais as áreas vão queimar e organiza um planejamento de conservação e preservação de rios, córregos, riachos e nascentes, que estão dentro de áreas protegidas. Dessa forma, vamos ter condições de comparar como foi a evolução dessa dinâmica, cartograficamente inédita”, compartilha o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.
A análise do clima torna-se imprescindível para a compreensão do território planejado, pois compreender o padrão do clima e suas mudanças é condição necessária para definir o quadro de ordenamento e planejamento territorial.
Nesse contexto, a publicação visa aprimorar o conhecimento científico acerca das condições meteorológicas no Maranhão e compreender as dinâmicas dos sistemas produtores de condições atmosféricas para os meses inseridos no primeiro semestre de 2021 (janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho) e compará-lo às normas climatológicas com o intervalo de 1981-2010.
Acesse a publicação clicando aqui: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/ambientais/459