Plano garante distribuição de energia elétrica durante as eleições no MA

Plano garante distribuição de energia elétrica durante as eleições no MA
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

A Equatorial Maranhão, responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado, já preparou o plano operacional para Eleições 2020. O plano foi apresentado e entregue ao desembargador Tyrone Silva, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), na última quarta-feira (04).

O objetivo do plano é garantir o fornecimento de energia elétrica, com qualidade e segurança, e o rápido restabelecimento do sistema em caso de falta de energia a todos os pontos mapeados pelo TRE, nos locais de votação e totalização das Eleições 2020. O plano é dividido em etapas, em que a primeira foi iniciada nos meses anteriores a novembro.

Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

Ações pré-eleições

O plano começou a ser posto em prática com ações de mapeamentos, manutenções preventivas e ações estratégicas de segurança nos locais de votação e totalização dos votos. Para que faltas de energia sejam evitadas nos locais estratégicos, o TRE-MA disponibilizou 31 Juntas Especiais e 109 Juntas em Cartórios, com seus respectivos endereços e contas contrato, para que fossem mapeados pela Equatorial Maranhão e inspecionado. A manutenção nos circuitos dessas juntas e cartórios foram realizadas.

Ações nas eleições

A segunda etapa contempla as ações corretivas e de recomposição em casos de contingência no dia das eleições, com o objetivo de garantir a agilidade no restabelecimento do sistema elétrico em caso de ocorrência de falta de energia nos locais de votação e juntas totalizadoras de voto. Assim, o Maranhão estará menos sujeito a problemas de ordem técnica. Vale ressaltar que existem casos de situações intempestivas como queimadas em baixo das redes de distribuição, acidentes em vias públicas e vandalismo, que também podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.

Em todo Estado serão mobilizados mais de 1.300 profissionais da Equatorial, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão no período eleitoral para garantir o atendimento em todo o Estado. As equipes estarão posicionadas em pontos estratégicos, onde tradicionalmente acontece grande concentração de pessoas nas sessões eleitorais para votação.

A Equatorial Maranhão estará acompanhando e monitorando de dentro do TRE-MA, em tempo real, todas as ocorrências do sistema elétrico até o final da apuração dos votos no Estado, no dia 15/11 (primeiro turno) e dia 29/11 (segundo turno), além do período da apuração dos votos. Além disso, a Central de Atendimento 116 também estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.

Canais exclusivos entre Equatorial e TRE-MA para os dias de eleição (15/11 e 29/11) foram criados, e em caráter extraordinário uma senha de acesso junto à Central de Atendimento 116, que foi divulgada exclusivamente junto ao TRE-MA, para que em uma eventual falta de energia o atendimento possa ser priorizado entre a Central de Atendimento e o Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado