Nos dias 2 e 3 de dezembro, São Luís recebe uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos, celebrado no dia 3. A data relembra o trágico vazamento de gás ocorrido em 1984, na cidade de Bhopal, na Índia, que resultou na morte de 8 mil pessoas e na intoxicação de outras 150 mil.
Dados do Atlas dos Agrotóxicos mostram que o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, muitos deles proibidos na Europa devido aos riscos à saúde. No Maranhão, o cenário é crítico: em 2024, pelo menos 211 comunidades quilombolas, tradicionais e assentamentos rurais em 33 municípios foram atingidos pela pulverização aérea de veneno, segundo levantamento da Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA).
Pautando o direito a uma alimentação saudável e a defesa dos territórios produtivos nessa terça-feira (3), a Casa das Pretas, no Coroadinho, recebeu um momento de debate e Banquete. Como explicam seus organizadores, a ideia do banquete tem como objetivo de ir além da discussão sobre comida saudável e possibilitar a comunidade uma alimentação saudável.
Mais informações na reportagem de Darcy Bezerra, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.