São Luís: inflação desacelera pelo 4º mês consecutivo, mas moradia e transporte ainda pesam no bolso

São Luís: inflação desacelera pelo 4º mês consecutivo, mas moradia e transporte ainda pesam no bolso
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

SÃO LUÍS, MA – Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a inflação em São Luís desacelerou pelo quarto mês consecutivo em junho. Contudo, apesar da tendência de queda nos preços em âmbito nacional, alguns itens essenciais, como energia elétrica e gasolina, continuam impactando o orçamento familiar.

A pesquisa de preços, que abrange 16 regiões do país, apontou uma inflação de 0,22% em junho, consolidando uma sequência de quatro meses de desaceleração. Desde março, as taxas de inflação têm diminuído mês a mês, indicando uma perda de força nos aumentos de preços ao consumidor.

Essa tendência, embora não elimine o peso do custo de vida, sugere que as altas estão ocorrendo de forma mais sutil, sem os grandes saltos que impactam bruscamente o orçamento das famílias, como explica José Reinaldo, tecnologista do IBGE: "A população vai para os locais de compras, supermercados, lojas de vestuário, enfim, ela já percebe que o seu poder de compra não está sendo corroído com muita velocidade."

A boa notícia é que itens básicos da cesta, como arroz, ovo de galinha, tomate e frango inteiro, apresentaram redução nos preços em São Luís, contribuindo para aliviar o bolso do consumidor.

Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.

 

 

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado