Black Friday: entenda como as promoções ativam impulso de compra

Black Friday: entenda como as promoções ativam impulso de compra
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

Com a proximidade da Black Friday, que intensifica as promoções no varejo de eletrônicos, moda e cosméticos, a pressão de compra sobre os consumidores aumenta. Mensagens de marketing com grandes descontos podem levar a aquisições por impulso, motivadas por fatores psicológicos e econômicos.

Especialistas em consumo e finanças alertam para a necessidade de cautela e planejamento para que as ofertas não resultem em endividamento e arrependimento.

A atração pelas ofertas da Black Friday tem uma base científica. Segundo a análise de especialistas em comportamento, ao se deparar com uma promoção, o cérebro do consumidor libera dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer antecipado, à motivação e à busca por recompensas. Esse mecanismo cerebral intensifica a sensação de excitação e expectativa, enfraquecendo o autocontrole.

O ambiente de alta pressão, criado por expressões como "últimas horas," "estoque limitado" e "contagem regressiva," ativa o fenômeno conhecido como FOMO (Fear of Missing Out ou Medo de Perder a Oportunidade). Este mecanismo psicológico acelera a decisão de compra, muitas vezes sem a devida reflexão sobre a real necessidade do item.

O período também é marcado pela antecipação de compras de Natal e itens de alto valor, como eletrônicos e eletrodomésticos, sendo fundamental que o desejo não se sobreponha à capacidade financeira.

Mais informações na reportagem de Ícaro Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h30, pela TV Cidade | RECORD.

 

 

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado