Aumento de descontos, diversas possibilidades de parcelamento e juros mais baixos, são apenas alguns dos principais fatores para a Black Friday ser a época em que brasileiros mais buscam adquirir itens que já estavam de olho há tempos. Segundo levantamento feito pelo Mercado Livre e Mercado Pago 85% das pessoas pretendem comprar na Black Friday 2024, o número de interessados cresceu 5 pontos percentuais ante os valores de 2023.
Apesar da empolgação para comprar os itens com desconto, é importante que os consumidores fiquem atentos para não se endividarem e não serem alvos dos famosos golpes da Black Friday. O economista Danilo Pereira orienta que é necessário que se esteja de olho com descontos exagerados, como pontua, algumas empresas aproveitam a empolgação da Black Friday para disfarçar os descontos, quando na verdade os preços continuam os mesmos.
“Para fazer uma boa compra na Black Friday é sempre bom se fazer uma pesquisa sobre o histórico do valor do produto ao longo do tempo, o ideal é iniciar essa pesquisa no início do mês de outubro com determinados produtos que se tem interesse. Mas como já estamos na semana da Black Friday, podemos usar sites ou aplicativos que comparam os valores dos produtos”, revela.
Para melhor aproveitar as ofertas tentadoras das grandes promoções, é importante estabelecer um controle financeiro claro. Para isso, a especialista indica: estipule o valor máximo que toda a família poderá gastar durante a megapromoção, garantindo que ele não causará nenhum prejuízo financeiro.
Ao fazer compras, especialmente durante promoções, é importante pensar no longo prazo e no real valor do que está sendo adquirido. Muitas vezes, a tentação de optar por itens mais baratos pode ser grande, mas, segundo a especialista, a escolha inteligente deve ser voltada para a qualidade.
Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela e Naassom Saldanha, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.