Janeiro Roxo: Governo chama atenção para importância da detecção precoce da hanseníase

 Janeiro Roxo: Governo chama atenção para importância da detecção precoce da hanseníase
Foto: divulgação/Governo do Maranhão.

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou Campanha Janeiro Roxo, em São Luís. A campanha deste ano, “De janeiro a janeiro: prevenção o ano inteiro”, tem o objetivo de chamar a atenção para o diagnóstico precoce da hanseníase, orientando a população sobre o tratamento completo disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo, ainda, a busca ativa de novos casos e o enfrentamento dos estigmas associados à doença. A campanha, “De janeiro a janeiro: prevenção o ano inteiro”, se estenderá até 31 deste mês.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN MA), em 2023, o Maranhão apresentou uma taxa de detecção de 44, 8 casos por 100 mil habitantes na população geral e de 9,4 casos por 100 mil habitantes na população menor de 15 anos.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica e transmissível, que afeta a pele, os nervos periféricos, os olhos e a mucosa nasal. A transmissão ocorre por gotículas provenientes do nariz e da boca durante o contato próximo e frequente com casos não tratados. É mais prevalente em populações que vivem em condições de vulnerabilidade social, e o tratamento nas fases iniciais da doença pode prevenir incapacidades físicas.

Mais informações na reportagem de Artur Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.

 

 

 

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado