Nesta semana, um cachorro conhecido como “vigilante” morreu devido a complicações de um atropelamento na Avenida Daniel de La Touche, em São Luís. O caso ressalta o alerta para os cuidados com a saúde dos animais domésticos, que muitas vezes sofrem acidentes no dia a dia e precisam de acompanhamento especializado. Os cuidados envolvem questões básicas, como banho e até evitar que os bichos saiam de casa sozinhos.
O médico veterinário, Hugo Almeida, afirma que animais resgatados geralmente sofrem fraturas, vítimas de atropelamento. Doença do carrapato e leishmaniose também é frequente. O ideal é que o manejo dos animais de rua seja feito por especialistas, evitando um estresse maior e a contração de doenças.
De acordo com a legislação, o abandono ou maus-tratos de animais é crime, a pena pode ser de dois a cinco anos de reclusão, com multa e proibição da guarda.
Mais informações na reportagem de Lorena Cavalcante, para a TV Cidade/RecordTV.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record TV.