A rede municipal de saúde iniciou a oferta do Implante Subdérmico Contraceptivo de Etonogestrel nas unidades básicas como parte das ações de planejamento familiar do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e amplia o acesso a métodos contraceptivos de longa duração na Atenção Primária à Saúde (APS).
Com duração de até três anos, o implante é considerado um dos métodos contraceptivos mais eficazes, com eficácia anual de 99,95%. O dispositivo é inserido sob a pele do braço e não depende de uso contínuo pela paciente. Após a retirada, a fertilidade pode ser retomada de forma imediata. O método também é considerado seguro durante a amamentação, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Confira os detalhes na reportagem completa de João Sales, para a Tv Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida: as principais notícias do dia no Maranhão em um só lugar. Acompanhe de segunda a sexta, a partir das 19h20, na tela da TV Cidade | RECORD.
Assista à programação da TV Cidade ao vivo pelo nosso canal oficial no YouTube. Acompanhe as principais notícias do Maranhão em tempo real! Para conteúdo exclusivo e os bastidores da nossa equipe, siga @tvcidade.ma no Instagram.
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem? Envie agora para o WhatsApp da TV Cidade: (98) 99135-5324.