Navios mercantes se chocam na baía de São Marcos

fachada capitania dos portos do maranhão
Foto: Reprodução/TV Cidade/Record TV.

Dois navios internacionais se chocaram na baía de São Marcos em São Luís. O caso aconteceu no último dia 16 de novembro, mas apenas nesta quarta-feira (27) as informações foram divulgadas.

As embarcações envolvidas no acidente foram: "São EBBA", originário das Ilhas Marshall, e Azul Victoria, do Panamá. Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, os dois navios aguardavam vaga para o Terminal Portuário da Ponta da Madeira.

Imagens de coordenadas mostram o momento do choque entre os dois navios.

Em nota A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Maranhão, confirmou o choque entre os dois navios. O acidente não teria consequências ambientais, nem vítimas, tendo causado apenas danos materiais.

Ainda de acordo com a Capitania dos Portos, O “Azul Victoria” estava fundeado desde o dia 13 na área número 4 do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, quando o “São Ebaa” aproximou-se, e, impulsionado pelo vento e pela correnteza, causou o abalroamento.

Ambas as embarcações foram periciadas pela Capitania dos Portos do Maranhão e as testemunhas do caso prestaram depoimentos. O navio “São Ebaa” passou por reparos e está operacional. A embarcação “Azul Victoria” está fundeada na Baía de São Marcos e aguarda avaliação para seguir viagem.

Um inquérito administrativo foi instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades pelo acidente da navegação.

Mais detalhes na reportagem abaixo:

Este é o segundo caso de choque entre navios nos últimos dois meses na baía de São Marcos. No dia 29 de setembro um navio que saia da Ponta da Madeira colidiu com um navio que estava atracando.

Já no dia 8 de novembro, uma embarcação que saiu de São Luís com destino a Alcântara, ficou cerca de quatro horas à deriva no Canal do Boqueirão. Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão a embarcação teria ficado à deriva por causa dos ventos fortes. 

Compartilhe
Saiba Mais
Conteudo Relacionado