MA prepara rede de serviços contra o novo Coronavírus

pessoas sentadas à mesa
Foto: Divulgação/Ag. Maranhão.

O Governo do Maranhão monitora operações de emergência em saúde pública para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCov). Na última terça-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a atualização do plano de contingência do estado, além da elaboração de nota técnica com orientações para os profissionais de saúde. As ações, planejadas por diversos departamentos da SES e do Município de São Luís, envolvem representantes da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MA). No Maranhão, a ANVISA tem mantido sua atuação no monitoramento de portos e aeroportos.

O Ministério da Saúde informou que, até 27 de janeiro, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), foram confirmados 2.798 casos do novo Coronavírus (2019-nCov) no mundo. Destes, 2.761 (98,7%) foram notificados pela China, incluindo as regiões administrativas especiais de Hong Kong (8 casos confirmados), Macau (5 casos confirmados) e Taipei (4 casos confirmados). Fora do território Chinês, foram confirmados 37 casos.

No Brasil, até o momento, de 10 casos, somente um (1) caso notificado em 27 de janeiro se enquadra na definição de caso suspeito. Os demais, que não cumpriram a definição de caso, foram excluídos e apresentaram resultado laboratorial para outros vírus respiratórios como o vírus Influenza A/H1N1, Influenza A/H3 e Rhinovirus.

Segundo o Boletim Epidemiológico do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública, o coronavírus foi isolado pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

De acordo com o Ministério da Saúde, foi notificado, até as 17h desta terça-feira (28), outros dois casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Assim, no total, três casos suspeitos da doença são monitorados pelas autoridades de saúde brasileiras. Os casos estão localizados em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), além de Belo Horizonte (MG), noticiados na manhã desta terça-feira (28).

Com informações do Governo do Maranhão.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado