O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esteve na tarde desta quinta-feira (2), falando sobre a nova variante do Corona Vírus, das políticas e ações estaduais de combate à pandemia, durante entrevista para o programa Balanço Geral, em São Luís.
O secretário destacou a importância da vacinação e a manutenção das medidas de proteção contra a Covid-19, como uso de máscaras, higienização das mãos e álcool em gel. "É necessário tomar a dose de reforço ou a terceira dose", disse.
Com relação às festas de Réveillon e Carnaval, Carlos Lula disse que o momento é de cautela. "É necessário ter cautela. É melhor evitar uma festa hoje, para festejar amanhã. Ninguém quer voltar para o que vivemos em 2020", explicou.
Ômicron
Na semana passada, o surgimento de uma variante do novo coronavírus foi confirmado em regiões da África. Batizada de Ômicron, a cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.
Por medida de precaução, o governo federal decidiu restringir e entrada de passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Eswatini (ex-Suazilândia), Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.
No Maranhão, ainda não foi registrado nenhum caso da Ômicron.
Veja mais na reportagem abaixo: