Uma ação integrada entre a Polícia Civil e Polícia Militar do Maranhão, com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), flagrou na manhã desta terça-feira (18), um desmatamento ilegal que estava ocorrendo no interior de uma propriedade situada na localidade Marmorana, zona rural do município de Alto Alegre do Maranhão.
Na ocasião, foi constatado o desmatamento de aproximadamente 73 hectares de mata nativa e secundária, além de palmeiras de babaçus, as quais são protegidas por lei, sem que o proprietário da terra possuísse a devida licença de autorização de supressão vegetal. No local também foram apreendidos dois tratores equipados com lâminas para devastação ambiental.
A ação policial ocorreu durante um evento envolvendo membros da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, Secretaria de Estado da Segurança Pública e moradores da comunidade Mamorana e Bora Hora, onde estas últimas reivindicam a área para fins de reforma agrária. Durante o evento, moradores relataram sobre ameaças, disparos de armas de fogo e sobre o desmatamento que estava ocorrendo no interior da propriedade em disputa.
O proprietário da área foi conduzido à Delegacia de Polícia onde foi autuado em flagrante delito pelos crimes ambientais, sendo arbitrada a fiança no valor de 30 mil reais , sendo ele posto em liberdade após o pagamento. Na mesma ocasião, a SEMA lavrou contra o investigado o auto de infração no valor de 371 mil reais em decorrência das infrações administrativas.
O caso está sendo investigado pela Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e 16°Delegacia Regional de Bacabal.
Com informações da SSP/MA.