Mais de 100 cães estão em situação de abandono no bairro Cohaserma, em São Luís, após uma ossada humana ser encontrada na casa em que vivem. De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, a principal suspeita é de que a ossada seja de Camélia Rosa Lopes, 80 anos, tutora dos animais. A suspeita é de que a morte tenha sido por causas naturais e de que o corpo teria sido consumido pelos cães que estavam na residência.
Os animais ficaram sozinhos na casa da Camélia e sem nenhum tipo de alimentação. No último domingo os vizinhos chamaram as autoridades competentes para fazer o resgate dos animais.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que, em cumprimento ao acordo judicial, tem feito o recolhimento gradativo de dez cães a cada mês com a devida comprovação e inspeção da residência, mesmo após a morte da idosa. Comunica, ainda, que os animais estão sendo alimentados com ração doada pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), além de receberem água potável e passarem por avaliação clínica geral, feita pelos veterinários da UVZ. Em relação à retirada dos cães, o cronograma continuará sendo cumprido.
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record TV.