O Maranhão está entre os estados do Brasil que mais apresenta trabalho escravo. De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o estado ocupa o 12º lugar no ranking nacional de denúncias relacionadas a trabalho escravo e condições semelhantes à escravidão. São Luís, Grajaú, Imperatriz e Mirador aparecem entre os municípios com mais registros.
Em 2025, o Brasil bateu recorde no número de denúncias, com cerca de 4.515 registros, um aumento de 14% em relação a 2024. No Maranhão, foram contabilizadas 59 denúncias e 97 violações de direitos humanos no mesmo período. Os relatos envolvem jornadas exaustivas, trabalho por dívida, condições degradantes, trabalho infantil e até restrição de liberdade.
Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela e Naassom Saldanha, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.