
O empresário do ramo de internet Jonathan Fernando Cardoso Sousa, conhecido como Nando Net, foi assassinado a tiros na noite de 25 de agosto de 2022, na cidade de Turiaçu, a cerca de 246 km de São Luís, Maranhão. O crime aconteceu por volta das 20h em um posto de combustível de sua propriedade, localizado no centro da cidade.
Segundo o boletim de ocorrência, dois homens em uma motocicleta tentaram forçar a vítima a entrar em um carro. Nando Net tentou fugir, mas foi perseguido e executado com diversos disparos nos fundos do estabelecimento. A Polícia Civil do Maranhão, que investiga o caso, trabalha com a hipótese de que a motivação do crime esteja ligada a conflitos comerciais.
Conforme a investigação policial, Nando Net, conhecido por sua atuação no setor de internet, havia expandido seus negócios para o ramo de combustíveis. A Polícia Civil acredita que essa decisão teria incomodado outros empresários do setor, o que teria motivado o planejamento da execução.
Em 20 de setembro de 2022, um mandado de prisão temporária foi expedido para o suposto mandante do crime, que também é empresário. No entanto, o suspeito foi preso somente quatro meses depois, no estado do Ceará, durante uma fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Em 2023, após receber um habeas corpus, o suspeito foi colocado em liberdade provisória com a obrigação de usar tornozeleira eletrônica. A decisão judicial considerou a ausência de indícios concretos de que sua liberdade representasse risco à ordem pública, à instrução criminal, além de o acusado possuir bons antecedentes, trabalho lícito e residência fixa.
Ainda em 2023, outro suspeito de envolvimento no assassinato foi identificado pela polícia. Morador da cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense, ele fugiu ao saber que estava sendo investigado. O criminoso, já procurado pela Justiça de Alagoas por roubo, foi preso em Caruaru, Pernambuco.
O terceiro envolvido no caso, um dos executores, ainda não foi localizado. A família da vítima aguarda a prisão do suspeito, enquanto as buscas continuam.
Mais informações na reportagem de Junior Pereira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Cidade Alerta-MA, com Markos Martins, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 18h, pela TV Cidade | RECORD.
SAIBA MAIS:
Caso Fernando: defesa alega inocência de investigado por homicídio
Caso Fernando: família protesta por celeridade em investigação
Caso Fernando: familiares planejam protesto contra soltura de investigado
Caso Fernando: Justiça decide pela liberação de suspeito da morte de empresário
Caso Fernando: suspeito de matar empresário será transferido do CE ao MA
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.