Quem passa pela BR 135 reclama da quantidade de lixo descartado de forma irregular que fica nas proximidades do bairro Fumacê. Com a chegada do período chuvoso, essa situação pode piorar por conta do aumento de doenças.
Por meio de nota a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que não instalou tapumes para evitar o descarte, e que se trata de uma obra de responsabilidade da Vale. Nos pontos citados trata-se de descarte irregular, local onde é executada a limpeza periodicamente.
Informou ainda que a coleta no bairro é realizada por equipes da prefeitura todos os dias, entre 6h até 15h, seguindo a programação sem problemas.
A empresa Vale informou que a instalação dos tapumes teve como objetivo evitar que o terreno, às margens da rodovia, continue sendo utilizado para o descarte irregular de lixo e incentivar as pessoas a utilizarem o Ecoponto da Avenida dos Portugueses. Essa ação integra um conjunto de iniciativas promovidas pela associação comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB), em parceria com a Vale, Prefeitura Municipal de São Luís e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) voltadas à educação ambiental.
Mais informações na reportagem de Sérgio Fernandez.
Assista abaixo: