O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), em São Luís, iniciou a aplicação do anticorpo monoclonal Nirsevimabe em recém-nascidos internados na unidade. A medida é voltada à prevenção de infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal responsável por casos de bronquiolite e pneumonia em bebês.
A aplicação começou no dia 11 de fevereiro e é realizada pelo Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), que funciona no próprio hospital. A estratégia foi definida em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), seguindo a Nota Técnica nº 109/2025 do Ministério da Saúde. Incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2025, o Nirsevimabe é administrado em dose única, preferencialmente ainda durante a internação, logo após o nascimento. O objetivo é garantir proteção imediata aos bebês mais vulneráveis, especialmente durante o período de maior circulação do vírus.
Confira os detalhes na reportagem completa de João Sales, para a TV Cidade | RECORD
Assista abaixo:
Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida: as principais notícias do dia no Maranhão em um só lugar. Acompanhe de segunda a sexta, a partir das 19h20, na tela da TV Cidade | RECORD.
Assista à programação da TV Cidade ao vivo pelo nosso canal oficial no YouTube. Acompanhe as principais notícias do Maranhão em tempo real! Para conteúdo exclusivo e os bastidores da nossa equipe, siga @tvcidade.ma no Instagram.
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem? Envie agora para o WhatsApp da TV Cidade: (98) 99135-5324.