Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), renovaram, na manhã desta quarta-feira (29), a parceria para realização do projeto “Oportunizar para Ressocializar”. A iniciativa prevê que adolescentes possam cumprir medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) nas dependências da DPE.
O projeto “Oportunizar para Ressocializar” foi iniciado em São Luís em 2015. Por meio dele e, em parceria com o município, a Secretaria Municipal de Assistência Social encaminha adolescentes que praticaram ato infracional para o cumprimento de medida socioeducativa, por meio de atividades laborais, no âmbito da Defensoria.
Na capital e nas unidades da DPE no interior, esses adolescentes realizam atividades administrativas supervisionadas que colaboram para o seu crescimento pessoal, para a construção de valores e posterior inserção no mercado de trabalho.
Além da capital maranhense, Imperatriz, São José de Ribamar, Açailândia e Paço do Lumiar já replicaram a iniciativa, possibilitando o acolhimento de 27 adolescentes nas unidades da DPE. Com a renovação, em São Luís, a previsão é que sejam ofertadas de imediato 10 vagas.
Fonte: DPE/MA