O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER) promoveu nesta sexta-feira (8) e nessa quinta-feira (7), ações do Programa “Homem Consciente” com foco na prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Hoje (8), a equipe da CEMULHER realizou ação com o público externo, em visita a barbearias do bairro do São Francisco, para dialogar com homens ali presentes, entregar panfletos produzidos pelo Programa “Homem Consciente” e adesivos que fiquem como lembretes nos espelhos das barbearias, chamando a atenção e despertando o interesse sobre o tema da violência contra a mulher.
Na última quinta-feira, a CEMULHER promoveu a 2ª Roda de Diálogos do Programa, no auditório do Centro Administrativo na Rua do Egito, reunindo homens colaboradores das empresas terceirizadas prestadoras de serviços ao Tribunal de Justiça, para refletirem sobre o tema “Masculinidades e Violência contra a Mulher”. Foi um momento integrativo, com exibição de vídeos, escuta ativa e reflexões sobre o tema, mediadas por assistente social e psicóloga da CEMULHER, com a presença do técnico administrativo, estagiária da unidade e do Coordenador Administrativo, Arthur Darub.
A equipe foi bem recebida nos 11 estabelecimentos visitados, convocando os homens a serem parceiros nessa luta. Até o final do ano, sete bairros de São Luís receberão as visitas da CEMULHER às Barbearias, totalizando cerca de 50 estabelecimentos sensibilizados e mobilizados para serem agentes de prevenção.
Fonte: TJ-MA