O edital do concurso da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), com o detalhamento do número de vagas que estarão disponíveis, deve sair até o dia 20 deste mês. Com o lançamento, as inscrições deverão acontecer em janeiro; as provas, em março; e a nomeação dos aprovados, até setembro de 2022.
O prazo foi determinado pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, a partir de uma audiência nesta segunda-feira (7), que tratava do processo de cumprimento de sentença condenatória da ALEMA. “Preverá, no mínimo, 65 vagas, e mais três vezes esse número para fim de cadastros de reserva. Então, teremos, no total, mais de 200 entre vagas e cadastros de reserva para a Assembleia Legislativa”, informou o juiz. Serão 54 para nível superior e 11 para nível médio.
O definido na audiência da segunda-feira ainda não foi o cumprimento da sentença, mas um acordo parcial entre as partes. A totalidade de cargos ainda não foi divulgada, mas já se sabe que novas profissões, como a de jornalista, estarão inclusas com 3 vagas.
A ação popular foi encabeçada pelo Sindicato de Servidores da Assembleia Legislativa (SINDSALEM) e pressionado pelo Ministério Público do Maranhão. “Para nós, o ideal seria o oferecimento de, no mínimo, 400 vagas. Porém, vemos esse acordo de forma positiva, pois o concurso vai sair e o processo não será extinto”, afirmou o presidente do SINDSALEM, Nataniel Serejo.