Na tarde da última quarta-feira (30), uma ação integrada entre a Polícia Civil e Militar do Maranhão resultou na localização e no desmonte de várias fábricas clandestinas de armas de fogo nos Povoado Juçaral, Fortaleza e Altamira, todos na cidade de Pinheiro. A operação foi deflagrada pela 5ª Delegacia Regional de Pinheiro e do 10° Batalhão de Polícia Militar, com apoio operacional do Grupo de Pronto Emprego (GPE) e do Grupo de Operações Especiais (GOE).
Durante a operação, as equipes policiais conseguiram apreender vários materiais (ferramentas, maquinário e matéria prima) destinado à montagem, adulteração e manutenção de armas de fogo. Informações preliminares, apontam que os armamentos eram destinados à caça predatória ilegal de animais na região e outra parte era fornecida para reforçar o arsenal de facções criminosas, sendo, nesse caso, o armamento empregado para prática de crimes de roubo e homicídio.
A Polícia Civil informou que dentre os armamentos produzidos nas fábricas está uma submetralhadora calibre .40, a qual foi apreendida após ter sido empregada na prática de roubo ocorrido no último dia 28 de junho.
Além do material apreendido, uma pessoa foi presa em flagrante pelos crimes de comércio Ilegal de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo. A investigação segue no sentido de identificar a autoria dos compradores e demais envolvidos.
Fonte: Polícia Civil do Maranhão.