A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (3) a Operação Neméia no Maranhão, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas atuações em vários municípios do estado.
Segundo informações da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), a ação policial resultou na prisão de 17 pessoas, bem como no cumprimento de outros 17 mandados de busca e apreensão, contra integrantes de associação criminosa voltada para o tráfico de drogas com atuação em vários municípios do Estado do Maranhão.
A Policial Civil cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão na capital de São Luís e nas cidades de Bacabeira e Pinheiro, região de atuação do grupo criminoso.
A investigação durou, aproximadamente, nove meses e, durante os atos investigatórios, houve a apreensão de grande quantidade de droga dos tipos cocaína e maconha que era movimentada por essa associação criminosa, além de diversas armas de fogo que eram utilizadas para implementação de prática criminosa.
Entre os presos, sete deles já se encontravam recolhidos no sistema prisional e, mesmo em situação detidos, eles praticavam os crimes por intermédio outras pessoas.
Durante os cumprimentos dos mandados, foram apreendidas drogas, munições e duas armas de fogo, sendo apreendida, inclusive, uma submetralhadora semiautomática, calibre .40, no município de Pinheiro, razão pela qual dois indivíduos foram também autuado em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo.
Além disso, em outro alvo, localizado no município de Bacabeira, foram encontrados diversos aparelhos celulares enrolados em espumas que seriam arremessados para dentro do presídio.
Os presos foram encaminhados ao sistema prisional onde ficarão à disposição da justiça.