
Mostra Quelly: Quando começa, como assistir e quais são os filmes
Entre os dias 27 e 30 de agosto, o espaço do Teatro João do Vale, na capital maranhense, recebe a nona edição da Quelly - Mostra Internacional de Cinema de Gênero e Sexualidade. Com curadoria dos cineastas George Pedrosa e Daniel Nolasco a programação reúne obras nacionais e internacionais produzidas antes do termo Queer surgir como pauta política, teoria acadêmica, ou ser popularizado nas redes sociais.
Neste ano, a Mostra lança um olhar especial sobre os dilemas e desafios de se produzir obras queer cedendo a demandas e exigências comerciais mercadológicas.
Durante décadas, o Queer se demonstrou um desafio epistemológico. Afinal, como definir algo que surge exatamente para questionar e destruir conceitualizações e certezas teóricas? “O que eu considero ser queer, pode não ser para outra pessoa, para outro grupo, para outra corrente de pensamento. O termo parece estar cada vez mais assimilado e inserido dentro do nosso mundo contemporâneo: presente nas falas de apresentadores de programas, matinais da grande mídia; estampando propagandas capitalistas; banalizados em discursos acadêmicos; etc. O queer vai muito além dos que nos vendem em excesso e em letras coloridas nas redes sociais no mês do orgulho”, frisa Nolasco.
A abertura da programação será com a exibição de Salomé, de André Antônio. O filme ganhou sete prêmios no último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, incluindo melhor longa-metragem. A produção pernambucana rememora a história bíblica de Salomé, misturando gêneros, referências e mundos.
Ao longo da Mostra, o público poderá assistir a títulos como Todo cuidado é pouco, Memorabilia, Kassandra com K, Poesia no Vinho de Seus Lábios e Fabulosas-Operação Aranha . A programação inclui filmes de cineastas como Rivanildo Feitosa e Cícero Filho, Todd Verow, Wesley Pereira de Castro, João Victor Borges e Will Domingos, Tomás Paula Marques, Th Fernandes e Lu Lambertti.
Um Minuto é uma Eternidade Para Quem Está Sofrendo, de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro, também será exibido. O longa apresenta o diário íntimo e bastante honesto do diretor/personagem Wesley Pereira. Já o encerramento trará Onda Nova, um filme clássico moderno do cinema nacional, assinado por José Antônio Garcia e Ícaro Martins.
A entrada é gratuita, porém sujeita à lotação do espaço. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes das sessões, na bilheteria do João do Vale.
Além da extensa e variada programação de filmes, a Mostra Quelly promoverá momentos de reflexão e troca de experiências. Prova disso será a realização, nos dias 29 e 30 de agosto, da Oficina Metamorfose, que será ministrada pela atriz e protagonista do filme Salomé , Aura do Nascimento, ofertando aos participantes conteúdos sobre artes visuais, cinema, filosofia e natureza, com referências de artistas e práticas que mediam processos de transformação. As atividades acontecerão no espaço cultural independente Espaço Chão, localizado na Rua do Giz. No dia 28 de agosto, o evento contará com uma masterclass com o cineasta André Antônio. A apresentação do premiado diretor, responsável pelo longa-metragem Salomé, ocorrerá no Teatro João do Vale.
Mais informações e toda a programação da Mostra Quelly podem ser obtidas na página do festival no Instagram (@mostraquelly).
A Quelly - Mostra Internacional de Gênero e Sexualidade conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo e do MinC.
Serviço
9ª Edição Quelly - Mostra Internacional de Cinema de Gênero e Sexualidade
Data: de 27 a 30 de agosto de 2025.
Locais: Sessões e Masterclass: Teatro João do Vale; Oficinas: Espaço Chão Slz.
27/8 (quarta)
19h – Performance de Thag Santos. Filme de abertura: Salomé.
28, 29 e 30 de agosto
Sessões às 14h30, 16h30 e 19h.
30/08 (sábado)
19h - Filme clássico de encerramento: Onda Nova.
Oficinas
28/08 (quinta)
9h30 às 11h30 - Masterclass com André Antônio. Local: Teatro João do Vale.
29 e 30 de agosto
9h30 às 11h30 - Oficina com Aura do Nascimento. Local: Espaço Chão Slz.