A Justiça Estadual do Maranhão declarou nulo o ato administrativo que deu nome ao Hospital Nina Rodrigues, em São Luís, a decisão considerou que o nome da unidade hospitalar que homenageia o médico maranhense Nina Rodrigues configura como racismo científico.
O tema foi amplamente debatido em duas audiências públicas, realizadas nos dias 21 de novembro de 2024 e 18 de fevereiro de 2025, com a participação de especialistas, historiadores, juristas, representantes do poder público, da defensoria pública da união, da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA).
Com a sentença, o estado do Maranhão deverá retirar o nome “Nina Rodrigues” do hospital e atualizar placas, documentos oficiais, registros administrativos, sistemas de informação e demais atos necessários para o cumprimento da decisão, assinada pelo Juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís.
Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.