Com a chegada da pandemia do novo Coronavírus, causador da Covid-19, e o índice de desemprego em quase 14% em todo o país, milhares de pessoas resolveram investir em na informalidade com pequenos negócios como forma de sobrevivência. Por exemplo, fazer lanches, manicure, escova e chapinha, possibilitando novas oportunidades e geração de renda.
Para auxiliar esses trabalhadores, o Governo do maranhão implantou o programa Mais Renda, que já mudou a vida de centenas de pessoas com a distribuição de mais de 200 kits negócios, somente em 2021. Na última segunda-feira (7), pequenos empreendedores dos municípios de Sambaíba e Fortaleza dos Nogueiras receberam equipamentos do programa Mais Renda, nos segmentos de beleza, alimentação, confeitaria e costuraria.
Para falar sobre o programa Mais Renda, o programa Balanço Geral-MA, da TV Cidade/Record TV, recebeu o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser.
O secretário também comentou sobre auxílio Vale Gás que, só em São Luís, uma média de 15 mil famílias serão beneficiadas. Quase 120 mil famílias serão beneficiadas no Maranhão. Além do programa Vale Gás, a Sedes disponibiliza jantar ao valor de R$ 1,00 nos 55 Restaurantes Populares em todo o Estado.
Assista a entrevista na íntegra logo abaixo:
MAIS RENDA
O Mais Renda tem o objetivo de oportunizar a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa atua na organização dos empreendimentos informais existentes, buscando ampliar a renda dos trabalhadores com concessão de equipamentos e a capacitação técnica.
O programa Mais Renda deve ser ampliado com a inclusão de mais categorias de capacitações e de equipamentos a serem ofertados. Na lista estão, mecânico de moto, eletricista, churros, churrasquinho, crepe, cachorro quente e outros de alimentação. No ano passado, foram incluídos os segmentos de costuraria e confeitaria.