“Lendo as Férias na Biblioteca”: ação incentiva pequenos leitores de um jeito leve e divertido

“Lendo as Férias na Biblioteca”: ação incentiva pequenos leitores de um jeito leve e divertido
Foto: reprodução/Governo do MA.

De 15 a 18 de julho, a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) realizará o projeto “Lendo as Férias na Biblioteca”, com uma programação que promete encantar os jovens.

De acordo com a diretora Aline Nascimento, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de mostrar que a Biblioteca Pública é um espaço não apenas de livros, mas também de vivências culturais. Um lugar que pode e deve ser frequentado em qualquer época do ano, inclusive durante as férias escolares.

A proposta é incentivar o hábito da leitura de forma leve e divertida, reforçando que ler não tem tempo certo: pode (e deve!) ser também uma brincadeira nas férias.

Dentre as principais atividades desenvolvidas estão roda de leitura, contação de histórias, passeio guiado pela Biblioteca, oficina de criação artística e momento voltado para a recreação.

Veja os detalhes de cada uma:

Roda de leitura – 9h às 11h30

A Roda de Leitura é um momento especial de escuta, partilha e descoberta. As crianças são convidadas a escolher livros do vasto acervo da Biblioteca Infantil Viriato Corrêa, que conta com mais de 9.000 títulos de literatura infantil, e a compartilhar suas leituras. A atividade estimula a autonomia leitora, a oralidade e o gosto pelos livros, em um ambiente acolhedor, onde a leitura é tratada como prazer e não obrigação.

Contação de histórias – 9h às 11h30

Essa ação é uma das mais esperadas da programação. A equipe de contadores de histórias apresenta narrativas envolventes e lúdicas. Neste momento, as crianças e seus familiares são transportados para o universo mágico da literatura, promovendo a imaginação, a empatia e o vínculo com os livros.

Passeio guiado pela biblioteca – 9h às 11h30

O passeio pela Biblioteca Pública Benedito Leite é uma verdadeira expedição de descoberta. Guiadas pela equipe BPBL, as crianças conhecem diferentes espaços da biblioteca, sua história, funcionamento e aprendem sobre a importância do livro e da preservação do patrimônio cultural. É um momento interativo, com perguntas, curiosidades e encantamento diante da grandiosidade da biblioteca.

Oficina de criação artística – 9h às 11h30

Realizada no dia 17 de julho, junto às outras atividades previstas, essa oficina incentiva a criatividade e a consciência ambiental. Cada criança recebe um kit com materiais reutilizáveis cuidadosamente preparados pela equipe. Com orientação de arte educadores, elas criam objetos temáticos que, ao final, levam para casa como lembrança do evento. Além de divertida, é uma atividade que reforça valores de sustentabilidade e expressão artística.

Recreação – 9h Às 11h30

Exclusiva da programação de férias, essa ação transforma a biblioteca em um espaço de brincadeiras livres e dirigidas. Dança das cadeiras, cabo de guerra, corrida com balões, brincadeiras com cordas, rodas cantadas, jogos coletivos e até caça ao tesouro! A recreação é pensada para promover o riso, a convivência e a socialização, respeitando os ritmos e as idades das crianças. É um dos momentos mais esperados pelos pequenos, pois reforça a ideia de que a biblioteca é lugar de diversão e alegria.

Cinema na biblioteca – 16h

Nos dias 17 e 18, às 16h, serão exibidas sessões de cinema infantil, abertas às crianças e suas famílias. Os filmes serão anunciados com antecedência pelas redes sociais da BPBL. A ação visa proporcionar uma experiência coletiva de fruição audiovisual e promover o acesso ao cinema como linguagem artística.

A elaboração do projeto

Todas essas ações são cuidadosamente planejadas e realizadas por uma equipe multidisciplinar formada por bibliotecários, arte educadores, contadores de histórias, turismólogos, estagiários de Biblioteconomia e Pedagogia, com carinho e atenção aos detalhes. O espaço infantil da biblioteca, onde ocorrerá a programação, é totalmente ambientado para garantir conforto, acolhimento e segurança às crianças.

Sobre a BPBL

Criada em 1831, é referência nos âmbitos estadual e nacional, ocupando o posto de segunda biblioteca pública mais antiga do Brasil. Seu patrimônio bibliográfico é resguardado pelo Governo do Maranhão que, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), trabalha para a preservação e divulgação de obras.

Por: Governo do MA.
 

Compartilhe
Conteudo Relacionado