A Câmara de São Luís recebeu na manhã de quarta-feira (09) parte da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para discutir, em audiência pública, o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) referente aos 1º e 2º quadrimestres deste ano. O documento, de autoria do órgão gestor da Saúde em São Luís, foi apresentado ao Legislativo pelo secretário municipal Joel Nunes Júnior.
Na ocasião, o gestor apresentou o Demonstrativo da Receita Líquida de Impostos e das Despesas Próprias com Ações e Serviços Públicos de Saúde e o Relatório de Execução Financeira por Bloco de Financiamento (Recursos Recebidos por Fonte).
O secretário Joel Nunes também prestou informações sobre auditorias, rede física de serviços públicos de saúde (próprios, conveniados e privados contratados), bem como indicadores de saúde. Na oportunidade, o secretário também expôs o Relatório de Ações para Ampliação da Rede Municipal de Saúde, referente ao período de janeiro a agosto de 2021.
“Nós estamos hoje realizando a prestação de contas dos 1º e 2º quadrimestres deste ano na Câmara e este ato é relevante porque os 31 vereadores representam a população de São Luís, que atualmente possui 1.109.000 habitantes. É importantíssimo este momento de prestação de contas na Câmara porque é para a população de São Luís que, de fato, trabalhamos”, explicou Joel Nunes.
Sobre as contas públicas no contexto da pandemia de Covid-19, o secretário também comentou as principais dificuldades que tem superado.
“Este ano de 2021 é um ano absolutamente desafiador por estarmos enfrentando uma 2ª onda de Covid-19, com número de casos e de óbitos maior do que tivemos na 1ª e, consequentemente, com diferenças gigantescas no mercado. Em um momento em que as contas da Saúde já não fecham, a pandemia chega e escancara ainda mais essa dificuldade. Ela faz com que a gente precise ter um jogo de cintura muito grande para conseguir chegar ao final do ano ampliando serviços e a assistência à Saúde, como temos feito na gestão do prefeito Eduardo Braide”, explicou.
Ele ainda comentou os preços praticados no mercado em 2021 na área da Saúde e o reflexo disto nas contas públicas. “Queremos também sensibilizar todos para que entendam o momento difícil que a Saúde enfrenta no que diz respeito a orçamento e aos gastos, porque, de fato, os preços que eram praticados no mercado já não são mais os mesmos praticados neste ano. É um mercado muito volátil e a Saúde sofre com isso porque, infelizmente, há sempre aumento de preços e nunca há redução. A volatilidade é sempre para cima. Então, a gente precisa estar se adaptando e se adequando todo o tempo para tentar fechar as contas e chegar ao final do ano”, comentou Joel Numes.
Após a apresentação dos documentos, a Mesa da solenidade foi recomposta para que fossem feitos questionamentos sobre a apresentação realizada. Recompuseram a mesa o co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, na presidência; co-vereadora do mesmo mandato, Eunice Che, na 1ª secretaria; o Diretor Geral do Laboratório Central de São Luís do Maranhão, Luiz Fernando Ramos Ferreira; e o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, que respondeu aos questionamentos feitos.
Além dos citados acima, também participaram do evento os co-vereadores do Coletivo Nós (PT), Eni Ribeiro e Raimunda Oliveira, bem como os parlamentares Raimundo Penha (PDT) e Ribeiro Neto (PMN).
Ao final do evento, Jhonatan Soares comentou que o evento teve uma avaliação positiva. “Foi uma boa apresentação. A gente percebe que a atual gestão tem tido o empenho em responder algumas questões, sobretudo sobre esse momento da pandemia. Boa parte do recurso foi investido nesse sentido do enfrentamento à pandemia e nós acreditamos que conseguiremos sim, é o que nós esperamos, ter resultados mais positivos em relação à saúde pública que temos na nossa cidade de São Luís”, comentou o co-vereador.
Fonte: CMSL