Durante reunião ocorrida nesta quarta-feira (03), na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, conheceu a planta do novo Centro de Referência Especializado Regionalizado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi). Na ocasião, o projeto foi apresentado pelo diretor do Solar do Outono, Glécio Sandro Silva, e pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Debora Jathay.
“Assim como existe um núcleo de atendimento especializado na Casa da Mulher Brasileira, também é de nosso interesse uma unidade que acolha demandas psicossociais e judiciais neste importante aparelho social de defesa da pessoa idosa. Analisaremos juntamente com os defensores Cosmo Sobral, Vinicius Goulart e a coordenadora do Ciapvi um formato de atendimento no intuito de suprir as expectativas dos órgãos”, destacou o defensor-geral Alberto Bastos.
"O Centro deve levar até o idoso, sobretudo em situação de vulnerabilidade, uma prestação de serviço completa, desde o acolhimento psicossocial, multidisciplinar, demandas relativas à área da saúde, além de orientações judiciais, que garantam direitos muitas vezes suprimidos simplesmente por serem idosos. Portanto, uma unidade da Defensoria seria fundamental para a completude do Creaispi", disse Glécio Sandro Silva.
Também estiveram presentes na reunião a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi/DPE), Isabel Lopizic, a secretária executiva do Conselho Municipal do Idoso de São Luís, Sofia Lisboa, e a superintendente de proteção especial da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (Sedes), Amparo Seibel.
A implantação do Centro se constitui como um espaço conquistado a partir da articulação do conjunto de atores que compõem a Rede de Proteção da Pessoa Idosa do Estado do Maranhão (Remadi/MA). A local terá uma área construída com mais de 3.000 m², vagas de garagem e área verde, com espaços adaptados, consultórios médicos, refeitório, espaço de vivência, entre outros.
Fonte: Defensoria Pública-MA