Um levantamento feito pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) mostrou que em 2019 havia 1,8 milhão de crianças e adolescentes em trabalho infantil, número 4,8% menor do que no ano de 2018. Desse total, 704 mil (38,4%) exerciam algumas das piores formas de trabalho infantil.
Em 2020, o maranhão foi o 5° estado com maior índice de exploração do trabalho infantil.
Para o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), a redução de 357 mil crianças e adolescentes em quatro anos reforça a tendência de diminuição do trabalho infantil apontada na série histórica anterior. Contudo, é muito pequena para garantir que a erradicação de todas as formas de trabalho infantil em 2025, compromisso firmado pelo Brasil com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Veja mais detalhes na reportagem de Marcos Martins:
NOTA SEMCAS
A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) informa que, no período de janeiro a maio de 2021, o Serviço Especializado de Abordagem Social identificou 106 crianças e/ou adolescentes em situação de trabalho Infantil, em São Luís.
Cabe destacar que o Serviço de Abordagem Social, mesmo não sendo uma atividade da Coordenação das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), se configura como uma estratégia no combate ao trabalho infantil, como também o trabalho de atendimento e acompanhamento feito pelos Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS) e o Serviço de Conivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertados nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) que conta atualmente com a participação de 129 crianças e/ou adolescentes retirados (as) do trabalho infantil.
Dentre as atividades realizadas pelo Aepeti em 2021, destacam-se: a parceria com outras instituições públicas e privadas para encaminhamento de seis adolescentes identificados (as) para capacitação e inserção no Programa "Jovem Aprendiz"; a retomada das atividades do Comitê Municipal Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a interlocução com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente no Trabalho (Fepetima) e a adesão à Campanha Nacional do 12 de Junho - Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.