Maranhão finaliza janeiro com quase mil focos de incêndio em 2026. Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Estado registrou um aumento de 128% no número de focos de incêndio. O Estado foi o segundo com mais focos de incêndio em janeiro. Durante os 31 dias do mês, houveram 990 ocorrências de queimadas no Estado, ficando apenas atrás do Pará, que registrou 1.153 focos.
O volume de chuvas na capital e em diversas cidades do interior em janeiro não foi suficiente para amenizar as queimadas, a vegetação seca é um dos principais motivos para o surgimento de incêndios florestais.
Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), as ações de prevenção e combate às queimadas foram intensificadas, principalmente pela 7ª Edição do Programa Maranhão Sem Queimadas. O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) também atua nessas situações.
Confira os detalhes na reportagem completa de Raquel Álvares, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida: as principais notícias do dia no Maranhão em um só lugar. Acompanhe de segunda a sexta, a partir das 19h20, na tela da TV Cidade | RECORD.
Assista à programação da TV Cidade ao vivo pelo nosso canal oficial no YouTube. Acompanhe as principais notícias do Maranhão em tempo real! Para conteúdo exclusivo e os bastidores da nossa equipe, siga @tvcidade.ma no Instagram.
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem? Envie agora para o WhatsApp da TV Cidade: (98) 99135-5324.